Pessoas de Prata

Verso de Retrato de Senhora - fotografia pertencente ao Centro Português de Fotografia

Verso de Retrato de Senhora – fotografia pertencente ao Centro Português de Fotografia

Karl Emili Biel (1838-1915)

Baviera – Lisboa – Porto.

Esta é a história de Karl Emili Biel – Emílio Biel – um comerciante e industrial que, nos anos 70 do século XIX, se lembrou de pegar numa câmera fotográfica.

Antes disso, foi empregado da casa Henrique Schalk, comerciante, vendeu botões. Deu origem à primeira rede pública de eletricidade de Portugal, hoje feita em ruínas escondidas de Vila Real. [http://www.behance.net/gallery/O-Real-da-Vila/8953187]

A fotografia surge e com ela a compra da casa Fritz – estúdio fotográfico na Rua do Almada, Porto – renomeada mais tarde como E. Biel & C.ª, no Palácio do Bolhão. A ascensão foi rápida, tornando-se num dos maiores estúdios do país.

A par deste sucesso, E. Biel dedicou-se à fotografia paisagística e de grandes obras de engenharia, como serve de exemplo o trabalho fotográfico do caminho-de-ferro (linhas do Douro, Minho e Beiras). Foi fotógrafo da Caza Real e, sendo multifacetado, usava a fototipia para edição fotográfica, tendo editado “Os Lusíadas” aquando das comemorações do tricentenário da morte de Camões.

Em 1914 o seu trabalho é confiscado devido à sua origem alemã e, após a I Guerra Mundial, andou em hasta-pública, heranças, negociações e trinta por uma linha; chega em 1997 ao Centro Português de Fotografia do Porto, na antiga Cadeia da Relação.

Quase cem anos depois destas trocas e mal trocas é nas minhas mãos que decidem passar algumas destas relíquias – hoje o retrato é simples, uma senhora da época, de olhar pouco ou nada desconfiado, decide perpetuar-se. A encomenda, ela não o sabe, é feita para um futuro, um futuro indefinido, que hoje se cruzou com o meu presente.

(amanhã estará tudo passado, ultrapassado)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s